Próximas Apresentações e Cursos

Próximos workshops :
- 16 e 17 de março: 2ª Mostra de Dança Movimenta Sesi Minas

PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES de DANÇA DE BRINQUEDO:

São Paulo:
- 23 de março: Sesc Itaquera às 15:30hs
- 24 de março: Sesc Santo Amaro às 16:00hs

sexta-feira, 2 de março de 2018

Dança de Brinquedo - Início do processo de criação (março 2017)

Há 22 anos atrás Mário Nascimento dirigia seu grupo amador chamado Canvas. E para este grupo ele criou um espetáculo infantil chamado "Terra de Bonecos", com trilha de seu parceiro, o compositor Fábio Cardia. 
Desde que soube disso, Rosa Antuña começou a dizer que a Cia MN deveria fazer uma releitura deste trabalho. Em 2017, após muita insistência de Rosa, chegou o momento. Mas ao conversarem mais sobre o assunto, Mário e Rosa acabaram decidindo que ela faria dessa vez a direção e a coreografia sozinha, Mário faria a luz e a produção. Ao iniciar o processo, a coreógrafa percebeu que não se trataria mais de uma releitura de "Terra de Bonecos" e sim, seria uma obra totalmente inédita. 

O processo de pesquisa de movimento, criação e montagem começou há um ano atrás. Em março de 2017. Antes de qualquer coisa, a coreógrafa fez com os bailarinos laboratórios coreográficos para pesquisar movimento. Sem personagem, sem dramaturgia. Uma busca por uma construção de um corpo a partir de estímulos sugeridos:



Os períodos de laboratório foram também usados para a pesquisa musical. De acordo com o resultado que as músicas tinham sobre o corpo e o estado dos bailarinos, a trilha foi sendo escolhida. Por outro lado, muitas músicas foram utilizadas apenas para trazer determinada energia, sem necessariamente ter que fazer parte do espetáculo.



Num outro momento, já com uma qualidade de movimento mais definida, alguns bailarinos começaram naturalmente a encontrar suas personagens, com determinado "estado".




A pesquisa de som do corpo e do movimento também ajudou na busca de um estado interno. O som ajuda o movimento e vice-versa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário